Pesquisar no blog

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

MAIS PESQUISAS COM A MICROBIOTA INTESTINAL

Nosso querido e saudoso Professor Helion Póvoa foi o primeiro a alertar sobre a abrangente importância do intestino para a saúde e da microbiota habitante.
Há dois anos as pesquisas vem comprovando que essa microbiota atua sobre a imunidade, sobre a condição nutricional absortiva e sobre o aumento de peso, um problema mundialmente preocupante, especialmente a obesidade infanto-juvenil.
Estudos recentes desdobram as descobertas sobre a influência das bactérias metanógenas na obesidade, especialmente Methanobrevibacter smithii, mostrando que desequílibrios com o gênero CLOSTRIDIUM são igualmente estimuladores do ganho de peso.


É preciso que se incorpore decidida e definitivamente o conceito de que a homeostase da microbiota intestinal é um aspecto vital para a higidez sistêmica e o bom funcionamento do sistema imunológico e do metabolismo, e para diminuição da incidência da obesidade.

Um recente estudo com LACTOBACILLUS REUTERI confirma sua capacidade de melhorar o metabolismo lipídico, reduzindo a colesteremia:


Cada vez mais as propriedades probióticas do Lactobacillus reuteri surpreendem nas novas pesquisas!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

SUBIU UMA ESTRELA

06-07-1929
10-08-2014

Helion Póvoa Filho, o meu Professor Helion, tão querido, deixou esse plano no dia 10 de agosto. Desde então venho buscando como exprimir minha perda, após 23 anos ininterruptos de convivência, um eterno aprendizado que tive com esse homem sábio.
Escasseiam as palavras, escondem-se as ideias, diante da magnitude de Helion
Afloram sentimentos: gratidão, compreensão, aceitação, respeito, enfim, o puro amor que Helion Póvoa mais do que apregoou, praticou.
Além de sua genial perspicácia médica e científica, o seu tom brando e conselheiro cativou quantos lhe conheceram. Deixou um secto numeroso de admiradores e seguidores, entre os quais me orgulho de ser dos mais antigos em sua companhia, antes de mim apenas a querida companheira Heloisa Montezano.
Partiu Helion para os cimos incalculáveis, deixou a todos um legado profícuo e a instigante busca pelo saber, sua mais preciosa centelha Divina.
Um mestre da medicina, um professor incansável, homenageado em altas instâncias, membro da Academia Brasileira de Medicina, mantinha-se o que sempre foi: puro e simples. Receptivo a novas ideias, pronto a compartilhar conhecimento.
Mas, desde cedo também lhe arrebatou o desejo inevitável de dar formato aos seus sentimentos humanistas: a poesia.
Através de seus livros poéticos nos deixou pérolas como o livro "DONS", imperdível para os sensíveis de espírito.
Para todos que o conheceram ficará eternizado o seu olhar de candura.
Resta-me guardar o que ele me deu de melhor: o seu sorriso!
Obrigado mestre. 

Celio Mendes.