Pesquisar no blog

segunda-feira, 6 de julho de 2015

JABOTICABA ANTIHIPERTENSIVA

Nesta data especial (6 de julho aniversário póstumo do saudoso Prof. Helion Póvoa Filho) venho postar uma matéria daquelas que tanto interessavam ao dileto mestre.
Cada vez mais pesquisas mostram as propriedades médicas da jaboticaba (Myrciaria cauliflora). O potencial antioxidante avaliado segundo modelo internacional (ORAC) desta fruta é altíssimo, batendo "berries" importadas como blueberry e bilberry.
Estudos iniciais mostraram que a composição da Myrciaria é rica em antocianidinas, poderosos antioxidantes, mas também em ácido elágico, um dos mais confirmados anticancerígenos existente no reino vegetas. O ácido elágico é muito abundante na romã e no morango e sua atividade anticarcinogênica é especialmente eficiente, visto que impede a promoção de alterações do DNA:

A presença de ácido elágico e derivados tem sido comprovada na jaboticaba:
link

Mas o que eu gostaria de chamar atenção aqui é a publicação de um excelente artigo sobre o efeito antihipertensivo do extrato seco de jaboticaba, publicado por um grupo brasileiro de pesquisadores da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (Lobo de Andrade e cols):
link

Assim, agindo como protetor (antioxidante) cardiovascular, antitrombótico e antihipertensivo, parece ser a jaboticaba uma das mais importantes frutas que podem ajudar a prevenir doenças desses grupos patológicos, razão pela qual laboratórios fitoterápicos da América do Sul, especialmente do Chile e do Brasil, desenvolveram extratos padronizados da Myrciaria para uso como nutracêutico em cápsulas. É uma tendência bastante interessante, já que as "berries" da América do Norte e da Europa vinham sendo as únicas opções farmacêuticas neste sentido.

Outras pesquisas interessantes com Myrciaria:
links



O extrato seco padronizado em ORACs da Myrciaria cauliflora já está disponível entre nós, em farmácias de manipulação (Avena farmacêutica), com a orientação posológica de:

Myrciaria cauliflora .......................... 250mg
Tomar 1 cápsula duas vezes ao dia.

Semana que vem postarei matéria sobre o SIMPÓSIO DE NUTROLOGIA e ESTILO de VIDA realizado nos dias 26 e 27 de junho p.p. Foi sensacional!

Saudações

Celio Mendes.