Pesquisar no blog

segunda-feira, 8 de junho de 2015

SIMPÓSIO DE NUTROLOGIA 26 DE JUNHO

Uma rara oportunidade de estarmos nos atualizando e discutindo temas tão importantes para nossa saúde será o SIMPÓSIO de NUTROLOGIA e ESTILO DE VIDA a ser realizado nos próximos dias 26 e 27 de junho.

Entre tantos temas relevantes, como "Influência do Estilo de Vida na Qualidade do Sono", "Toxinas Ambientais na Saúde da Mulher", "Controle Metabólico das Dietas Hipocalóricas", "Nutrigenômica na Prática Clínica", "Mitocondriopatias", "Efeitos de Alimentação, Suplementação e Atividade Física no Metabolismo", "Abordagem Nutricional Ambulatorial do Idoso", "Alimentos Antinflamatórios", gostaria de comentar as duas palestras:

"CORRELAÇÃO DO MICROBIOMA INTESTINAL COM DOENÇAS AUTOIMUNES"

"EFEITOS DOS PROBIÓTICOS NA SÍNDROME METABÓLICA"

Finalmente, a busca pela ampliação de conhecimentos sobre as relações da flora intestinal com problemas de saúdes graves, como doenças autoimunes e síndrome metabólica/obesidade, é hoje uma prioridade mundial. Não param de surgir pesquisas que impulsionam novas e desafiadoras pesquisas.

É preciso entender que o universo biológico instalado em nosso intestino a partir do nascimento é imensamente desconhecido. Entre as estimadas mais de 500 espécies, apenas poucas dezenas têm sido estudadas. Dentro do filos FIRMICUTES, os lactobacilos são os mais conhecidos da medicina, desde os primórdios do século XX. Mesmo assim, ainda somos surpreendidos com a descoberta de "novas" espécies, como Lactobacillus reuteri e Lactobacillus gasseri, ambas associadas com regulação do peso e redução da gordura abdominal e melhoria das dislipidemias (síndrome metabólica). Esses dois lactobacilos estão sendo intensamente pesquisados e alguns estudos já incluem voluntários humanos, com resultados promissores:

Veja também esse estudo interessante com L. gasseri sobre redução da glicemia pós-prandial publicado recentemente:

Estudos prévios com animais já haviam sido realizados com L. reuteri, demonstrando sua capacidade de impedir o acúmulo de gordura corporal:

Um artigo (comentário) muito interessante foi publicado sobre a ação de L. reuteri na erradicação de H. pylori, hoje considerado um problema de saúde pública em face da enorme parcela da população portadora dessa bactéria no estômago. Ela é apontada com uma das causas de câncer gastrintestinal e doenças autoimunes:

Considero também muito relevante a descoberta de que L. reuteri modula a permeabilidade intestinal, evitando a perda de seletividade por parte da mucosa intestinal e sua capacidade de rejeitar substâncias estranhas não nutricionais (xenobióticos) e também de regular o gradiente de absorção dos nutrientes, evitando hiper-absorção e  obesidade:

Somente há pouco tempo começaram os estudos com outras espécies e filos das bactérias intestinais, algumas já estão sendo associadas com obesidade e métodos para prever obesidade, como foi o caso dos estudos publicados em 2013 na Nature, mostrando como o aumento na expiração de H2 e CH4 podem predizer e confirmar o avanço da obesidade. Acontece que essa modificação metabólica ocorre no intestino por modificações nas populações simbióticas, especialmente nas famílias Prevotellaceae e Methanobacteriaceae. Parece que essas famílias, quando aumentam no intestino, provocam hiper-absorção de glicose e outros açúcares, pela demanda elevada de calorias que ambas apresentam.
Um modo que os cientistas estão pensando para controlar a expansão das bactérias que provocam aumento na absorção de calorias seria o combate biológico utilizando os probióticos, especialmente L. reuteri, L. gasseri e L. plantarum.

Como estamos vendo neste simples resumo que escrevo, o assunto é complexo e ainda pouco desvendado. Por isso, recomendo que não percam o SIMPÓSIO de NUTROLOGIA onde, com certeza, aprenderemos mais um pouco sobre os aspectos importantes da microbiota intestinal para nossa saúde!

A coordenadora do evento, Leila Velger, informa que a parceria com o có-patrocinador Avena farmacêutica, concedeu desconto especial de 20% nas inscrições. Para obter o desconto basta citar a senha "avena".

Telefones para inscrição: (21) 999-572-908 e 2247-0835.
A administração do evento informa que não será possível inscrição c/ desconto pelo site, somente por telefone.

Um grande abraço a todos e bom Simpósio!



Celio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário