Pesquisar no blog

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

2011 - TOCOTRIENÓIS INIBEM CÂNCER DE MAMA

A pesquisa é bem recente e mostra, finalmente, como são os mecanismos pelos quais os TOCOTRIENÓIS (componentes da VITAMINA E)  inibem a evolução do câncer de mama. Numa revista super importante no estudo de câncer e genoma foi publicado o artigo (1) por cientistas da Malásia que comprovaram a capacidade dos tocotrienóis em "travar" o gene API-5 (anti-apoptótico 5). Esse gene (2) se pronuncia no câncer de mama e impede o principal de mecanismo de defesa do organismo contra o câncer: a autodestruição das células afetadas. Assim, a proliferação e evolução das células cancerígenas se torna livre e desgovernada.
Os TOCOTRIENÓIS, ao inibirem o API-5, devolvem às células sua principal arma de defesa, a APOPTOSE! (apoptose quer dizer autodestruição da célula). Esta descoberta só vem confirmar o que dezenas de pesquisas publicadas entre 2000 e 2010 haviam mostrado, o poder anticancerígeno dos TOCOTRIENÓIS. Apenas para relembrar, pois já falamos sobre isso, os tocotrienóis são parte da vitamina E, constituindo o que se chama modernamente COMPLEXO "E". Só que, ao ingerir apenas o alfa-tocoferol (cápsulas moles disponíveis nas farmácias), deixamos de ter os efeitos benéficos do restante do complexo, ou seja, dos TOCOTRIENÓIS. Por isso é necessário associar com o alfa-tocoferol uma proporção dos tocotrienóis (entre 1/2 a 1/4 da dose de alfa-tocoferol).
O artigo saiu publicado na revista (Cancer Genomics and Proteomics) de uma associação cujo nome é bem sugestivo: International Institute of ANTICANCER Research (4). Enquanto todas as instituições se denominam Cancer Institute Research (o Instituto Nacional do Câncer devia se chamar Instituto Nacional Anticâncer, não acham?), esta preferiu adotar uma denominação mais coerente.
Para somar, a mesma pesquisa descobriu que os TOCOTRIENÓIS estimulam a expressão de um gene defensor das células, o MIG-6, cujo papel é adaptar a célula a situações críticas de estresse oxidativo ou ataques ao DNA (3) . O MIG-6 permite a célula reprogramar a síntese de proteínas de modo a não favorecer estados anormais da célula, como a mutagênese e câncer. Assim, proteínas antioxidantes especiais não deixam de ser produzidas durante o estresse induzido na carcinogênese.
Bingo! TOCOTRIENÓIS são a defesa DUPLA contra a proliferação das células cancerígenas (MCF-7) na mama em humanos. Esperamos que muito em breve vários suplementos nutricionais de alfa-tocoferol possam incluir o restante da verdadeira vitamina E, o COMPLEXO "E" formando pelos TOCOFERÓIS + TOCOTRIENÓIS, exatamente como aparecem naturalmente nas palmeiras e outras fontes vegetais. O laboratório de manipulação PhD desenvolveu o complexo "E" para uso oral em cápsulas, utilizando alfa tocoferol de 150mg + Tocotrienóis 50mg (mistura de isômeros).
Outros estudos recentes que comprovam ação anticancerígena dos tocotrienóis para vocês se divertirem:
(5), (6), (7), (8), (9), (10), (11), (12), (13).
Uma dica: se não tiverem tempo para ver tudo vejam (6), (11) e (12) - estes dois últimos sobre inibição do CÂNCER DE PRÓSTATA.

Abçs aos amigos e ex-alunos!
PS: desculpem a pequena ausência por motivo de férias.

Um comentário:

  1. Prezado Celio Mendes
    Excelente artigo.
    Tive cancer de mama em 2004 e metástase óssea em 2008. Estou em tratamento com quimioterapia oral. Caso possa me ajudar com alguma dica em como proceder para a cura ou estacionamento dessa doença, por favor entre em contato comigo por e-mail:
    luar@domain.com.br
    Desde já agradeço e aguardo contato.
    Atenciosamente,
    Eloisa Duarte.

    ResponderExcluir