Pesquisar no blog

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CÉLULAS CANCERÍGENAS "SABERIAM" NOSSA FISIOLOGIA?

Acaba de ser publicado um estudo que pode, imagino, mudar toda a concepção e hipóteses sobre o desenvolvimento das células cancerosas no ser humano.
Davies e Lineweaver (1), cientistas do Arizona e Austrália, respectivamente, relataram que os genes envolvidos nas manifestações de câncer são os mesmos que próximo há 1 bilhão de anos iniciaram o desenvolvimento dos organismo multicelulares!
Segundo os autores, esses genes foram controlados ao longo da evolução genética, mas não eliminados do genoma humano. Por isso se manifestam por atavismo, ou seja, sinais de antepassados que retornam nos descendentes.
Isto explicaria como as células cancerígenas se organizam tão eficientemente, criando meios de sobrevivência e colonização biológica, através de sistema de vascularização próprio e enzimas que permitem a invasão de tecidos adjacentes. Tudo isso porque elas simplesmente "sabem" nossa fisiologia! Sabem como sintetizar fatores de crescimento - VEGF (vascularização), EGF (desenvolvimento e reparação do epitélio) e outros fatores . Além disso, células cancerosas possuem a informação para síntese de enzimas que favorecem a expansão da "colônia",  um exemplo  é a hialuronidase.
Ou seja, parece que, de fato, as células cancerosas sabem muito bem onde estão pisando. Quando Rothschild (2003) comprovou a ocorrência de câncer em fósseis de dinossauros, sem dúvida mostrou que a existência de genes cancerígenos é tremendamente antiga, remontando há mais de 200 milhões de anos. Estudos mais recentes - Hartl (2010) - afirmam que o gene cancerígeno humano Myc existe há cerca de 600 milhões de anos!
O estado de conservação e função desses genes, segundo Weinberg, mostra que eles foram vitais e indispensáveis para o desenvolvimento dos organismos pluricelulares e de sua fisiologia. Ainda segundo este autor, o seu papel no câncer representa apenas um desvio aberrante de suas funções proliferativas, gerando violenta rejeição em algum momento evolutivo pelo novo sistema imunológico do hospedeiro.
Bom, o que esperamos mesmo é que esse fato novo sobre a origem do câncer possa servir para desenvolver métodos mais inteligentes de conter sua "colonização" no hospedeiro, quem sabe reprogramando suas influências sobre o sistema imunológico. 
Neta sequência de artigos estarei escrevendo brevemente sobre agentes naturais que possuem capacidade de inibir as manifestações cancerígenas em células humanas.
Abçs aos amigos e ex-alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário