Pesquisar no blog

domingo, 23 de março de 2014

Mais LACTOBACILLUS REUTERI.



Cultura de Lactobacillus reuteri.

Artigos recém publicados reforçam a importância desse probiótico descoberto no leite humano e na microbiota humana há algumas décadas. Lactobacillus reuteri é um potente agente colonizador natural, dotado de substâncias bactericidas e fungicidas (reuterina, reutericiclina e reutericina). Todas estão sendo muito estudadas, especialmente reuterina que possui uma estrutura química super simples, porém capaz de eliminar a concorrência bacteriana. Cogita-se seu uso uso na conservação de alimentos, o que nos traria grande vantagem em relação aos atuais conservadores bem mais tóxicos e artificiais.
Esses links abaixo levam vocês a dois artigos super recentes e bem interessantes. 
No 1º, um estudo com crianças de 6 a 36 meses no uso de L. reuteri mostrou a remissão de quadros de diarréia, mostrando regulação da microbiota infantil.
No 2º, pacientes com fibrose cística foram beneficiados pela diminuição de proteobactérias, que danificam a microbiota humana e provocam inflamação.



Estrutura de Lactobacillus reuteri.


Pode-se usar a suplementação com o probiótico L. reuteri de várias maneiras:
  1. Cápsulas entéricas (adultos) ou Suspensão Celulósica-HMC (crianças): vamos obter concentração do L. reuteri no intestino, passando direto pelo trato gastrintestinal superior. Vai atuar diretamente sobre a microbiota intestinal.
  2. Cápsulas normais (adultos) ou Suspensão simples (crianças): vamos obter colonização também no trato gastrintestinal superior (esôfago e estômago), o que pode ser interessante para H. pylori (adultos) e para estomatites (crianças).
  3. Jujubas mastigáveis: combate cáries (vários estudos comprovam) e candidíase oral.

Abcs a todos e não esqueçam: hoje é meu aniversário!

Celio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário