Pesquisar no blog

sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

O PROTETOR DOS PROTETORES

Nrf2
Desde o ano retrasado (2015) venho falando em nossas aulas e conferências sobre esse fator nuclear (uma proteína) cuja importância biológica só faz crescer.
Comecei abordando os papéis já descobertos para o Nrf2 como ativador dos genes que promovem a construção das moléculas de enzimas antioxidantes responsáveis pela homeostase celular redox:
  • SOD - superóxido dismutase (citoplasmática e mitocondrial)
  • CAT - catalase
  • GPX -glutationa peroxidase
Como já enfatizava o saudoso Professor Helion Póvoa Filho, a SOD é a enzima mais abundante no plasma e nos tecidos, tal a sua importância para a integridade das células. Tive a felicidade de assistir uma conferência do saudoso Mestre no Auditório do Hospital Gaffrèe e Guinle nos idos de 1990, quando ele abordava bem claramente essa questão.

O Nrf2 é um fator nuclear, assim como o NFkB, porém é sua antítese. Enquanto este último é o grande promotor da resposta inflamatória, o Nrf2 induz toda uma sequência de biossínteses de enzimas antioxidantes, heat shock proteins e adaptogênios que permitem às células sobreviverem aos estímulos e agressões externas por microrganismos, xenobióticos e tudo o mais, modulando a resposta inflamatória para que não sucumbamos à própria. Consolidando a importância do Nrf2, uma pesquisa publicada agora neste mês, e divulgada no caderno de ciências de "O Globo", mostra como esta proteína é importante na proteção contra os males de ALZHEIMER e PARKINSON:




O que é muito interessante e aparece pela primeira vez neste artigo é a descoberta de o Nfr2 tem uma ação direta sobre proteínas degradadas, como alfa-sinucleína no Parkinson e amilóide no Alzheimer, sequestrando essas estruturas anômalas e contribuindo para sua eliminação do organismo. Isto é uma revelação de extrema importância porque nos mostra que Nfr2 é, de fato, a proteína protetora das proteínas! Vejam o resumo do artigo:


Isto me estimulou bastante, porque já venho estudando o Nfr2 há algum tempo e venho me deparando com pesquisas sobre FLAVONÓIDES que estimulam ou favorecem este fator.

Os principais flavonóides estimuladores do Nfr2:

FISETINA: um flavonóide cuja presença nas frutas e legumes é menos abundante comparando com outros membros dessa família (quercetina, rutina, hesperidina). A fisetina é encontrada no caqui japonês, no louro e um pouco em frutas vermelhas (berries). Temos a publicação de artigos recentes mostrando como fisetina é importante para a expressão de Nfr2. Alguns artigos selecionados e que merecem ser visitados:


APIGENINA: este flavonóide é tão importante para a saúde que já existem dois blogs somente para divulgar as pesquisas científicas:

Apigenina figura entre os mais estudados compostos bioativos na atualidade, possuindo marcante atividade anticancerígena e neuroprotetora, conforme vários estudos publicados, alguns deles juntamente com LUTEOLINA.


É muito importante que adotemos dietas ricas em frutos e legumes, além de recomendarmos suplementação extra com estes 3 FLAVONÓIDES:
  • FISETINA: 50mg
  • APIGENINA: 250mg
  • LUTEOLINA: 50mg
  • EXCIPIENTE FAVORECEDOR: ciclo B-dextrina
  • Para cada cápsula / tomar uma cápsula antes das refeições.
UM FELIZ ANO NOVO PARA TODOS E BONS ESTUDOS.

Celio Mendes.

Um comentário:

  1. Obrigadíssima por sua inteligência brilhante,competente e em atividade, mesmo nos últimos suspiros do ano.
    Maria José Rabha

    ResponderExcluir