Pesquisar no blog

terça-feira, 26 de outubro de 2010

MAGNÉSIO NA OSTEOPOROSE

Mal acabamos de conversar sobre o avanço da osteoporose e os fatores implicados, com ênfase no desequilíbrio dietético entre Cálcio x Magnésio e constatamos a publicação do artigo de um grupo de pesquisadores do genoma e sua competência sobre a homeostase de minerais como o magnésio, potássio e sódio.

Neste artigo citado, cujo link vai abaixo (1), os cientistas estão preocupados com as doenças envolvidas com os distúrbios do magnésio (transporte, localização e homeostase), incluindo de forma relevante a OSTEOPOROSE.

Embora muitas deficiências de magnésio sejam adquiridas (2), as concentrações séricas de magnésio mostram estar reguladas por um componente hereditário com incidência de até 30% na população (3,4). Complementando, diversas mutações monogênicas, algumas raras, têm sido identificadas interferindo na homeostase do magnésio, incluindo as síndromes de Gitelman, Bartter e outras hipomagnesemias.

Ora, considerando o que já vimos anteriormente, onde o magnésio regula a expressão do PTH e os níveis de cálcio no osso trabecular, essas mutações ou condições que predispõem à hipomagnesemia, aliadas à baixa ingestão do mineral na dieta, podem ser realmente um estopim ou gatilho da osteopenia e osteoporose. Parece que as investigações agora apontam, finalmente, para aprofundar o conhecimento sobre os verdadeiros papéis do magnésio na manutenção do tecido ósseo.

Enfim, uma luz no fim do túnel. Aumentem a ingestão do magnésio e complementem com os links!

(1) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2916845/pdf/pgen.1001045.pdf
(2) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/2184830
(3) http://jasn.asnjournals.org/cgi/reprint/11/10/1937
(4) http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário