Pesquisar no blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

PYCNOGENOL e NOVAS PESQUISAS

A trajetória desde a descoberta do mix de antioxidantes do Pinus francês denominado PYCNOGENOL até hoje é recheada de pesquisas super interessantes. Logo após as evidências de que o composto atua como antinflamatório, estudos mostraram que um dos mecanismos de ação é de inibição de certas inter-leucinas pró-inflamatórias, especialmente IL-6.
Inicialmente, o principal benefício do uso oral do PYCNOGENOL evidenciado foi sobre a fragilidade capilar e patologias decorrentes, como flebites e trombo-flebites. O composto também exibe atividade anti-agregante das plaquetas, comandada especialmente pelo tromboxano A-2, derivado do metabolismo do ácido araquidônico. Como todos sabem, o aumento do araquidônico pode ser facilmente obtido por dietas ricas em gorduras trans-esterificadas e gorduras da família ômega-6, quando desequilibradas em relação à família ômega-3.
Para muitos autores, inclusive, a suplementação de ômega-6 não deveria ser feita, em virtude da abundância desse tipo de gordura na dieta moderna. O problema mesmo se verifica com a família ômega-3, esta sim em franca desvantagem na dieta. São as gorduras dos alimentos do mar, especialmente peixes de águas frias. Os subprodutos do metabolismo dos ômega-3 auxiliam a combater o excesso de tromboxano A-2 e propiciam o equilíbrio no fenômeno reológico.
Bom, mas voltando ao nosso bom e antigo PYCNOGENOL, sua atividade antinflamatória nas doenças vasculares, flebites e mesmo ateroesclerose, catapultaram o PYCNOGENOL no final dos anos 1990. Só que, após forte mídia para o produto, veio, digamos assim, um certo ostracismo e esquecimento.
Eis que agora dezenas de pesquisa mostram que o composto natural é reamente muito importante para a prevenção em saúde, assim como tratamento. As doenças respiratórias alérgicas, por exemplo, como asma, têm sido contempladas com várias pesquisas utilizando o PYCNOGENOL, que mostra franca melhora dos sintomas - incluindo RINITE.
Um pesquisa especial mostra o efeito de proteção ANTI-GENOTÓXICA do PYCNOGENOL, um tema (Nutrição Genômica) que tem interessado a eminentes pesquisadores, como o Prof. Luis Fernando de Mello Campos, querido amigo.
Emfim, acho que está na hora de retomarmos o interesse sobre este composto natural riquíssimo em antioxidantes polifenólicos que é o PYCNOGENOL.
Aí vão alguns links de artigos que podem ilustrar melhor o que estamos aqui resumindo:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20676799
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20658573
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20579863
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20549654

Abraços a todos os amigos e desculpem pelo período de ausência, justificada (falecimento de meu amigo e querido pai).
Celio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário