Pesquisar no blog

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

UM HORMÔNIO CHAMADO VITAMINA "D"

A descoberta de que a vitamina D é fundamental para o metabolismo do cálcio comemora 88 anos. O prêmio Nobel de Química em 1928 foi destinado ao Professor Adolf Windaus, pelos seus estudos sobre a constituição dos esteróides e sua conexão com as vitaminas, no caso a vitamina "D". 
Anos antes, em 1922, um experimento realizado por McCollum e equipe observou que o óleo de fígado de bacalhau (depois reconhecida fonte de vit. D) podia curar raquitismo em ratos. Em 1919, Huldschinsky confirmou que a luz solar podia curar e prevenir raquitismo.
Mas foi em 1989 que cientistas confirmaram o mecanismo pelo qual a vitamina "D" age na absorção ativa de cálcio no íleo: liberação de uma proteína (família S-100), a calcium binding protein, que se liga aos íons cálcio +2 formando um quelado estável capaz de atravessar membrana do enterócito e cair na circulação sanguínea. A equipe bem sucedida (Christakos, Gabrielides e Rhoten) publicou seu trabalho em 1989 e revolucionou a compreensão sobre a absorção do cálcio pelo organismo. Veja o link (1).
Em 2004 Wasserman, revisando os mecanismos de absorção do cálcio, ratificou que o modo ativo (dependente da vitamina "D") é, de fato, o mais significativo para os seres humanos. Vale a pena rever esse texto, bastante clarificador sobre a matéria (2).
Como vimos, durante várias décadas o assunto de vitamina "D" ficou restrito ao osso.
Mas, a partir de 1990, estudos mostraram que esta vitamina é um potente agente neuroregenerador, por ser estimulante do NGF (nervous growth factor). Isto mudou o conceito da vitamina "D", que para muitos passou a ser considerada um hormônio. De fato, ela tem todas as características hormonais.
De 2001 para cá vários estudos passaram a recomendar o doseamento cerebral de calcium binding protein como indicador de LESÃO CEREBRAL. As conclusões desses estudos (3,4,5) são as seguintes: 
  • Vitamina "D" estimula a síntese de CaBP (calcium binding protein);
  • CaBP pertence a uma família de proteínas denominada "S-100";
  • Vitamina "D" estimula a liberação no cérebro de NGF, o principal agente da regeneração nervosa;
  • Aumento de CaBP e proteínas S-100 indicam lesão cerebral, incluindo trauma.
As pesquisas estão mostrando que o papel da vitamina "D" no cérebro é através das proteínas S-100(B), incluindo as calcium binding proteins. Parece não haver mais dúvidas de que as proteínas S-100(B) são as moléculas chaves na liberação dos genes que ativam a produção de NGF e, portanto, modulam a plasticidade da árvore neuronal. Uma vez que essas proteínas são reguladas pela VITAMINA "D", chegamos à conclusão de que esta vitamina precisa ser urgentemente reavaliada com relação às doses diárias recomendadas (RDAs), as quais parecem não ser suficientes para prover o organismo, considerando os novos e relevantes papéis pertinentes. Como os estudos sobre segurança mostram que o nível de 2.000ui/dia é bem tolerado e desprovido de efeito cumulativo hepático, creio que sua adoção parece ser a indicada.
Há muito mais a se falar sobre esse importantíssimo hormônio que é a VITAMINA "D", por isso continuaremos depois.
Abraços a todos os amigos e ex-alunos.
Celio Mendes.

links dos artigos:
  1. http://edrv.endojournals.org/cgi/content/abstract/10/1/3
  2. http://jn.nutrition.org/cgi/reprint/134/11/3137
  3. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC2587429/pdf/nihms-58955.pdf
  4. http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17073646
  5. http://www.reference-global.com/doi/abs/10.1515/CCLM.2001.050?url_ver=Z39.88-2003&rfr_id=ori:rid:crossref.org&rfr_dat=cr_pub%3dpubmed

Nenhum comentário:

Postar um comentário