Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

EXERCÍCIO E SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL


EXERCÍCIO E SUPLEMENTAÇÃO NUTRICIONAL AVANÇADA
O exercício programado, o condicionamento físico, em qualquer nível, é um fator de saúde indiscutível. Após milhões de anos adaptados para reter excesso de calorias, o que nos permitiu enfrentar as adversidades do homem coletor e esporadicamente caçador, lidamos com essa pandemia assustadora: o excesso de peso, a obesidade e a obesidade mórbida.

Era lógico que isso acontecesse: apenas há 150 anos dominamos o refinamento do açúcar, há 100 anos o automóvel e o telefone. Por aí mesmo a era da industrialização - os anos de "ouro", e o pós guerra (1945).

Muito menos tempo temos da era da automatização - por volta dos anos 1980. Controle remoto, computador, telefonia celular, notebook, netbook, palm, etc...

Enfim, mais calorias e menos atividade. A conta é simples: obesidade mundial!

Programas de melhoria da qualidade de vida têm que enfatizar a atividade física regular, ou não serão verdadeiros. Há centenas de formas de se exercitar, mas há um único exercício que não tem contra-indicações: a caminhada. O gasto de calorias na caminhada é tremendamente variável, de acordo com a velocidade, a distância percorrida e a inclinação do plano do percurso.

CAMINHADA:
  • Velocidade de 4km/hora, percurso de 30 minutos, freqüência de 4 vezes por semana --> sem contra indicações!!!
  • Velocidade de 5km/hora, percurso de 45 minutos, freqüência de 4 vezes por semana --> quase todo mundo pode fazer.
  • Velocidade de 6km/hora, percurso de 1 hora, freqüência de 4 vezes por semana --> quem não tem nenhum tipo de distúrbio cardiovascular pode fazer, sem problemas.
  • Velocidade de 9km/hora (trote), percurso de 1 hora, freqüência de 5 vezes por semana, precisa fazer antes uma avaliação cardiorespiratória completa.
  • Velocidade de 12km/hora (corrida), idem.
A suplementação nutricional é fundamental para a melhoria da performance e resistência ao esforço. Aminoácidos que são necessários ao aumento da demanda de ATP e oxigênio devem ser administrados antes e, alguns, depois do esforço. L-Arginina, por exemplo:
  • É largamente captado pelo músculo para síntese protéica.
  • É parcialmente metabolizado em creatina, o maior banco de fosfato do organismo, capaz de regenerar grandes quantidades de ATP.
  • Libera moléculas de NO (óxido nítrico), um potente vasodilatador e amplificador do fluxo circulatório. Assim, facilita a maior demanda de oxigênio e da circulação sangüínea.
  • É a mola mestra do ciclo da uréia, mecanismo pelo qual o metabolismo recicla o lixo alcalino (amônia) em uréia - esta 40 vezes menos tóxica e com maior facilidade de excreção urinária.
  • Estimula a liberação do GH à noite, conforme vários estudos comprovam.
O grupo denominado BCAA (branched chain amino acids) é, igualmente, muito importante no esforço, pois são os mais utilizáveis aminoácidos para fornecimento de energia ao músculo. BCAA é L-LEUCINA, L-ISOLEUCINA e L-VALINA. Calcula-se que cerca de 45% das necessidades diárias de aminoácidos para o corpo humano sejam de BCAA.
Outros suplementos, como HMB, um anticatabólico derivado da L-LEUCINA, promovem grande proteção ao músculo, simulando o catabolismo e desativando o circuito das proteases musculares.
Este temas podem ser muito aprofundados, como no curso que ministro "SUPLEMENTAÇÃO AVANÇADA PARA ATLETAS E PRATICANTES DE EXERCÍCIO FÍSICO". Se você está interessado, solicite literatura aqui no blog ou pelo E-mail.

Abraços a todos, amigos e ex-alunos.
Celio Mendes.

Um comentário:

  1. Célio gostaria de receber literatura sobre suplementação para atletas. Em que local vc ministra este curso sobre suplementação avançada para atletas? Grato.

    ResponderExcluir