Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

COMPLEXO "E" - a nova forma.

A IMPORTÂNCIA DO COMPLEXO "E" EM SUBSTITUIÇÃO AO
ALFA-TOCOFEROL ISOLADO:

Como tem sido uma constante, a observação da natureza é o melhor caminho. Após a síntese do isômero alfa entre os tocoferóis, a sua adoção unilateral como VITAMINA E mostrou ser um equívoco.
Na verdade, o complexo de nutrientes "E" engloba 4 tocoferóis (alfa, beta, delta e gama), assim como compostos análogos TOCOTRIENÓIS, que são diferentes por apresentarem 3 duplas ligações na cadeia lateral do núcleo tocoferol.
A medicina está descobrindo, agora, que a administração do COMPLEXO "E" é muito mais benéfica, em vários sentidos:
  • Primeiro: o uso do alfa-tocoferol isoladamente pode ser danoso pela formação de tocoferila, especialmente em fumantes e alcoolistas de alta freqüência (>= 1 maço/dia; >=100g/dia).
  • Segundo: os tocotrienóis têm maior potencial antioxidante (devido às duplas ligações).
  • Terceiro: os tocotrienóis mostram importante ação anticancerígena e antinflamatória (inibem o fator NFkB).
  • Quarto: os tocotrienóis auxiliam na regulação da lipidemia, pois inibem a enzima HMGCoA, que aumenta a síntese do colesterol endógeno (não esquecendo que este colesterol produzido no fígado responde por até 70% do total que circula no sangue).
  • Quinto: os tocotrienóis preservam a molécula do tocoferol, evitando a formação do radical TOCOFERILA (fumantes e alcoolistas), que pode ser perigoso.
Acredito que, brevemente, as cápsulas industrializadas de alfa-tocoferol deverão ser substituídas pelo complexo natural englobando os 8 componentes, ou pelo menos:
alfa-tocoferol + tocotrienóis
O número de pesquisas publicadas nos últimos 10 anos com tocotrienóis é muito grande e aponta para adoção urgente do complexo "E" no lugar do alfa-tocoferol isolado.
200ui de alfa-tocoferol + 50mg de tocotrienóis é minha recomendação, para administração uma vez ao dia.
Quer dar uma olhada nestes artigos? Acho que vale a pena.
Celio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário