Pesquisar no blog

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

REFRIGERANTES x CÂNCER DE PÂNCREAS

Artigo super recente (fev 2010) retoma o tema da ingestão de bebidas açucaradas gaseificadas e o risco de câncer pancreático (clique na figura para ampliar).

Outros estudos anteriores já haviam levantado suspeita sobre isso, mas não chegaram a ser tão conclusivos como o estudo ao lado.
Considerando que a disponibilidade de açúcar refinado em nossa sociedade aumentou tremendamente o consumo de glicose pura (sacarose=2 glicoses) e que tudo isso tem pouco mais de 100 anos (!) podia-se esperar que surgissem alterações mórbidas no órgão que responde pela produção de insulina, o pâncreas.
O estímulo para o aumento na produção desse hormônio, mediante aumento na carga de açúcar da dieta, já foi verificado, sem mais dúvidas.
Trabalhando o pâncreas em excesso surge o diabetes II, ou por gradativa falência pancreática ou por saturação dos receptores insulinérgicos (resistência à insulina).
Estudos anteriores já haviam encontrado indícios de que tais refrigerantes podiam induzir o câncer pancreático (1 e 2), mas outro não concluiu dessa forma (3).
Possivelmente o câncer de pâncreas aparece como mais uma decorrência do desenfreado consumo de açúcar da sociedade moderna.
O teor do estudo considera alguns tipos de refrigerantes, mas é preciso levar em conta, também, que essas bebidas contém diversos outros componentes além do açúcar: colorantes, acidulantes (ác. fosfórico), aromatizantes, todos artificiais.
De qualquer maneira, o estudo concluiu: "O consumo de refrigerantes com a regularidade de duas vezes por semana aumentou a incidência de câncer do pâncreas". Foram observadas mais de 60 mil pessoas por 14 anos. É um dado que não podemos desconsiderar!
Aí estão os links para consulta de vocês.

Abraços a todos, amigos e ex-alunos.
Celio Mendes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário