Pesquisar no blog

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

HOMENS INSPIRADORES.

HOMENS INSPIRADOS E INSPIRADORES:

Há pessoas que são fundamentais em nossa vida, que nos fazem dar uma virada e corrigir a direção, às vezes em 180º.

No meu caso, tenho tanto a agradecer o meu querido mestre, professor HELION PÓVOA FILHO.

Na assistência de uma palestra sua sobre metabolismo do cálcio, no auditório do Hospital Gaffreè e Guinle, no Rio de Janeiro, fui tocado pela instigante busca do melhor conhecimento sobre esse caldeirão de reações bioquímicas que é o organismo vivo, também o humano.

Professor dotado de alto conhecimento em patologia, bioquímica e medicina, membro da Academia Nacional de Medicina desde 1982, autor de livros médicos e inúmeros artigos científicos, além de poeta de fina sensibilidade humana e fraternal, este especial homem traz em si uma singela e eterna humildade, peculiar dos grandes sábios.
Entre os poucos brasileiros a serem admitidos como professor convidado em Harvard University, EUA, o mestre Helion Póvoa desenvolveu lá interessantes pesquisas com o prof. Antoniades, também cientista de renome internacional.
Saúdo esse grande brasileiro, em plena atividade poética e científica, com carinho e admiração.


Um abraço a todos, em especial ao meu querido Helion Póvoa.
Celio Mendes.

3 comentários:

  1. SOBRE HELION POVOA (comentario ao post de Celio Mendes)


    É um pesquisador,homem maravilhado com a grandiosidade e complexidade do organismo humano.Com suas multiplas(infinitas)e interdependentes reações quimicas e sistemas
    auto-regulaveis que mantém a nossa homeostasia (quando permitimos).Um homem à frente de seu tempo.Que pensou a saúde (como mante-la)enquanto todos pensavam (e tratavam)tão somente a doença.Digno de reverencia,com certeza!

    ResponderExcluir
  2. Eu costumo referir a minha vida, como antes e depois do Dr. Hélion!!! Ele despertou em mim a oportunidade de enxergar e não apenas olhar as informações bioquímicas, a Vida e os pacientes. Com ele e com você, Célio acordei de um sono intelectual que me deixava letárgica e alienada num cartesianismo. Obrigado imensamente pela sua existência e do Dr.Hélion. Que uma profunda Paz Interior e o Discernimento sempre possam estar presentes. Muita Luz

    ResponderExcluir
  3. Dr. Hélion Póvoa, meu grande e querido MESTRE.Devo a ele a visão de nutrição muito além das calorias.
    Amélia Duarte (nutricionista)

    ResponderExcluir